Acessibilidade    Aumentar fonte    Tamanho normal    Diminuir fonte    Contraste


 
  História do Município
  Dados Gerais
  Hino
  História da Câmara
  Cartilha da Câmara
  Regimento Interno
  Lei Orgânica
  Vereadores
  Mesa Diretora
  Comissões
  Jornal da Câmara
  Relação Parimonial da Câmara
 
 

Warning: mysql_num_rows() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/camaracupira/public_html/municipioHistoria.php on line 223

Warning: mysql_fetch_array() expects parameter 1 to be resource, boolean given in /home/camaracupira/public_html/municipioHistoria.php on line 225
 
Página Inicial / História do Município

Os primeiros habitantes da região provavelmente se estabeleceram em Cupira por volta de 1881. Entre eles, os Srs. José de Melo, Manoel Gomes da Silva, Antônio Soares da Silva e Aleluia de Tal.

Aleluia de Tal propôs a construção de uma capela, que foi edificada às margem de uma lagoa onde havia uma baraúna habitada por abelhas da espécie conhecida por cupira. O local, na época parte do município de Panelas, passou então a ser chamado Cupira, em alusão aos insetos. À medida que a povoação crescia, mais estradas eram abertas. Eventualmente, a região tornou-se povoado e, em 1896, fez-se a primeira feira-livre da povoação.

Em 1900, a povoação tornou-se distrito do município de Panelas, com o nome de Taboleiro. Em 1914, o Distrito foi renomeado para Cupira. Em 1953, Cupira desmembrou-se de Panelas, tornando-se município, sendo instalado em 1954. Já em 1955, a região de Laje de São José foi desmembrada do Distrito-sede, tornando-se distrito próprio. Até hoje, o município é composto pelo Distrito-sede de Cupira e pelo Distrito de Laje de São José.

O topônimo Cupira provém do Tupi kupi'ira e significa "abelha do cupim". É o nome de uma abelha que faz sua colmeia nos cupinzeiros.

 
Rua Desenbargador Felismino Guedes, nº2 | Centro | Cupira - PE | CEP: 55460-000
Fone: 81 - 3738.1627 | Email: ouvidoria@camaracupira.pe.gov.br
Funcionamento de Seg. a Sex. dàs 07:00 às 13:00
CNPJ: 08.653.503/0001-78